
A CULTURA
CONHEÇA
DA INDONÉSIA
UMA LIGAÇÃO ANCESTRAL
A característica mais forte e marcante que os orientais têm, é a sua ligação com a sua ancestralidade; seja no que diz respeito aos aspectos religiosos e ritualísticos, como também, nos aspectos de suas relações sociais e tradicionais. Ou seja, o seu modo de vida. A preocupação com a "essência do ser", faz desse povo asiático, um forte mantenedor de seu estilo pessoal; banhado de disciplina e regras de conduta. Porém, essa filosofia vinda das gerações passadas, está se perdendo devido à invasão de outras culturas; principalmente a muçulmana que já é maioria no país. Culturalmente, esse fato é preocupante, pois deteriora a base da formação hereditária de um povo, fazendo com que ele perca a sua identidade de "raiz". E, consequentemente, enfraquecendo a sua cultura de um modo geral, que deveria ser mantida de geração em geração.
VEJA...
A RELIGIÃO
A religião é uma parte importante da vida cotidiana na Indonésia. A liberdade de religião é garantida pela sua constituição, mas o governo reconhece apenas seis religiões; sendo a primeira delas o islamismo. As outras cinco são: protestantismo, catolicismo, hinduísmo, budismo e confucionismo. Apesar dessas religiões serem minoritárias, o hinduísmo e o budismo permanecem definindo influências na cultura indonésia. A diversidade de fé em todo o arquipélago gerou uma cultura de tolerância religiosa refletida no entendimento que se traduz como "unidade na diversidade". Deve-se enfatizar que não existe uma cultura única na Indonésia. Dadas suas 17.508 ilhas e centenas de diferentes grupos étnicos, o país é um vasto conjunto de diferentes povos e culturas.
A cultura javanesa há muito domina o arquipélago e é hoje o padrão da cultura em todos os setores da sociedade indonésia. As relações sociais são, em muito, influenciadas por uma forte estrutura autoritária de líderes naturais nascidos na região e seguidores naturais dos antigos costumes indonésios, que se esforçam em guardar a tradição que vem dos mais velhos desde os primórdios. Isto se dá devido à influência da ancestralidade que é muito forte no país. Porém, já existe uma forte "onda modernista" que se opõe à tudo isso, que é o globalismo, e que, com certeza, já afeta muitos dos indonésios.


Imagem dos diversos templos religiosos presentes na Indonésia
MUSEUS & GALERIAS DE ARTES
Não dá para falar de cultura sem falar dos museus e galerias de arte em Jacarta, sua capital. São inúmeros os locais em que se distribuem pelos bairros desta cidade. No entanto, como não dá para citar todos, eu selecionei alguns. São eles: National Museum; Taman Mini Indonesia Indah (parque de diversões, museu, aquário); Wayang Museum; Macan Museum; Textile Museum; Mandiri Museum; Kite Museum; Maritime Museum; Museum Di Tengah Kebun; Magic Art Museum; Basoeki Abdullah Museum; Katedral Museum; Alive Museum; Moja Museum; Stamp Museum; Lulu Museum; M. H. Thamrin Museum; Macan Museum; e muitos outros. Quero destacar os dois primeiros da lista: "National Museum" e "Taman Mini Indonesia Indah (parque de diversões, museu, aquário)".


O Museu Nacional da Indonésia data de 1862 e abriga uma coleção de aproximadamente 140.000 objetos. A estrutura é considerada um dos melhores exemplares de arquitetura em estilo neoclássico de Jacarta. Em 2007, um segundo salão foi adicionado ao museu, oferecendo ainda mais espaço para a sua ampla coleção. Nas proximidades do imponente Monumento Nacional, o edifício é conhecido entre os habitantes locais como o "Museu do Elefante", devido a uma gigantesca escultura desse animal em bronze, no pátio do local.
No edifício Gajah (ou Elefante), e na parte original do museu, dá para admirar as várias exibições que documentam o período da colonização holandesa na Indonésia. Peças obtidas através de expedições militares e científicas dão luz aos anos de domínio estrangeiro e evidenciam seu impacto. No pátio ao ar livre, tem uma surpreendente seleção de estátuas.
O Museu Nacional da Indonésia fica a poucos minutos de caminhada do centro de Jacarta.
Fonte: Expedia - "https://www.expedia.com.br/Museu-Nacional-Da-Indonesia-Central-Jakarta.d6106208.Guia-de-Viagem"
NATIONAL MUSEUM
TAMAN MINI INDONÉSIA INDAH


O Parque Cultural e de Entretenimento Taman Mini Indonesia Indah, conhecido como "TMII", oferece uma variedade de atividades e entretenimento. O parque é dominado por uma grande massa de água artificial com uma miniatura de todas as principais ilhas da Indonésia. As margens das ilhas são iluminadas à noite e os teleféricos percorrem as margens deste lago para que também se possa ver a Indonésia em miniatura a partir de cima.
Dentro desse parque temático é possível visitar 15 museus; os Pavilhões das províncias (A Indonésia tem um total de 38 províncias, 33 das quais têm o seu próprio pavilhão) - Estes pavilhões acolhem vários espetáculos culturais e exposições centrados em regiões e províncias específicas; e o Parques de animais.
Nesse último, Uma das principais atrações é o Pavilhão das Aves de Taman Burung, dividido em cinco seções por região. O enorme aviário alberga aves de toda a Indonésia, bem como de outras partes do Sudeste Asiático e da Austrália. E tem também, o segundo maior aquário de água doce da Ásia, o Dunia Air Tawar, com mais de 126 espécies de animais aquáticos, que é uma atração popular.
Fonte: Cestee - "https://www.cestee.pt/destinos/indonesia/jakarta/taman-mini-indonesia-indah"
Foto do Museu Nacional, Jacarta - Indonésia
Foto aérea do Taman Mini Indonesia Indah, Jacarta - Indonésia
FESTAS
A Indonésia é um país festivo e plural; e seu principal foco festivo é o religioso, que oscila entre festas tradicionais com rituais e ligações com os antepassados e festas voltadas para culturas que surgiram na modernidade e que vieram de outras culturas, tal como a islâmica - que inseriu todas as suas festas tradicionais do Islã - mudando a realidade de costumes étnicos do país. Porém, a força das tradições "de berço" lutam para resistir por entre as mais de 300 etnias diferentes e que possuem o seu próprio conjunto de tradições e costumes, distribuídas pelo seu vasto arquipélago.
Dentre essas tradições "nativas" está o festival na praia de Lombok chamado de Bau Nyale, que consiste na “coleta de vermes marinhos”. Essa comemoração bastante singular é realizada anualmente pelo povo da tribo Sasak na única época em que esses vermes aparecem na superfície. Eles acreditam que essas criaturas não sejam vermes comuns, mas se respeitadas, trarão prosperidade. Juntamente com o ritual incomum da coleta de vermes, do qual os turistas podem participar casualmente, também são realizados desfiles, corridas de cavalo e apresentações musicais locais. Algo que você só encontra na Indonésia!







