O LAZER

CONHEÇA

DA INDONÉSIA

LAZER & ESPORTE

Os esportes na Indonésia são geralmente masculinos e os mais populares são o badminton e o futebol. Há também esportes tradicionais, tais como o sepak takraw e corridas de touros em Madura. Em áreas com histórico de guerras tribais, falsos concursos de combate são realizadas, como o Caci Dance em Flores e o pasola em Sumba. O Surfe é bem frequente no arquipélago; e também o Mergulho Esportivo. Nas praias de Bali, existem locais de mergulho, como por exemplo: em Bunaken, no Monte Bromo em Java Oriental, no Lago Toba e nos vários Parques Nacionais em Sumatra.

CONFIRA ABAIXO...

O BADMINTON

A modalidade é muito popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão, explicando assim o segundo lugar na tabela dos desportos mais praticados no mundo. Também conta com praticantes na Europa, na América do Norte, na América Central e na América do Sul. Países como Estados Unidos, México, Canadá, Peru, Portugal e Brasil também estão entre os que praticam badminton.

De forma resumida, o badminton é um jogo com raquetes, que pode ser praticado no singular ou em pares, sendo disputado em um campo por dois ou quatro jogadores, respectivamente. O campo é dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam raquetes para bater o volante (bola com penas) entre as duas partes, por cima da rede. O objetivo do jogo é fazer passar o volante (bola com penas) por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário; esta é a ação ofensiva. E a ação defensiva é impedir que o volante (bola com penas) toque no seu próprio campo. O jogo é dirigido por treze árbitros, sendo um o Árbitro Geral, um Árbitro Principal, um Árbitro de serviço e dez juízes de linha. O campo de jogo de badminton deve ter de comprimento 13,40 metros e deve ter de largura 5,18 metros (jogos singulares) e 6,10 metros (jogos de pares).

Fonte:"https://pt.wikipedia.org/wiki/Badm%C3%ADnton#:~:text=O%20badm%C3%ADnton%20%C3%A9%20um%20jogo,partes%2C%20por%20cima%20da%20rede"

Torneio de badminton, Indonésia - Foto de Bazuki Muhammad/Reuters
Torneio de badminton, Indonésia - Foto de Bazuki Muhammad/Reuters

Torneio de badminton, Indonésia - Foto de Bazuki Muhammad/Reuters

O SEPAK TAKRAW

O Sepak Takraw (pronunciado de preferência AFI: [seˈpak taˈkro]) (voleibol de pontapé, ou simplesmente takraw), em que Sepak significa chute em malaio e Takraw significa bola em tailandês; é um desporto nativo do Sudeste Asiático, similar ao voleibol, mas que se utiliza uma bola de Ratã (espécie de bambu) e não é permitido usar as mãos ou o braço. Misto entre futebol e voleibol, é um desporto muito popular na Tailândia, Camboja, Malásia, Laos e Indonésia.

O desporto surgiu há mais de 500 anos (Séc XV) no Sudeste da Ásia. Seus fundamentos combinam a destreza e a habilidade do nosso futebol, conceitos do voleibol e a agilidade das artes marciais. (Neto et al, 2011 apud Lazer e esportes, 2011).

Em 1990, Sepak takraw foi incluído nos Jogos Asiáticos de Pequim. As mulheres também entraram em ação com os primeiros campeonatos femininos na Tailândia, sediados em 1997. Hoje, tem 31 associações nacionais Sepak takraw com representantes no conselho do órgão governante global, a Federação Internacional de Sepak takraw (ISTAF).

Fonte:"https://pt.wikipedia.org/wiki/Sepak_takraw".

Competição de Sepak Takraw, Indonésia - Foto de Jerry Adiguna | thejakartapost.com
Competição de Sepak Takraw, Indonésia - Foto de Jerry Adiguna | thejakartapost.com

Competição de Sepak Takraw, Indonésia - Foto de Jerry Adiguna | thejakartapost.com

FESTIVAL PACU JAWI

Pacu Jawi é um evento de corrida de touros em Padang, Indonésia, que acontece todo ano após a temporada de colheita. Pacu Jawi era tradicionalmente um festival para celebrar o fim da colheita. Também é um dia para as famílias exibirem o poder de seus touros para que possam vendê-los por um bom preço. Nos últimos anos, o festival está se tornando um evento maior. O evento de corrida de touros atrai até participantes de diferentes vilas para a corrida.

Diferente dos eventos de corrida de touros na Espanha, Pacu Jawi foca na habilidade dos participantes de controlar os touros. Na corrida, um participante fica em pé em uma prancha de madeira ou uma estrutura e segura os touros pelas caudas. Quando os touros correm pelo campo de arroz lamacento, o jóquei tem que tentar manter o equilíbrio, enquanto presta atenção na direção dos touros, e mantê-los indo na mesma direção. Alguns participantes até mordiam o rabo dos touros para fazê-los correr mais rápido. A competição feroz frequentemente resultava em participantes cobertos de lama, e nem mesmo os espectadores conseguiam escapar de serem salpicados com água lamacenta.

Fonte: "https://nite.taipei/News_Content.aspx?n=6BC6CC729ADDD9EE&sms=EAC3197281EC2CC6&s=AC0CDA80038A6772".

Festival Pacu Jawi em Sumatra - Indonésia
Festival Pacu Jawi em Sumatra - Indonésia

O CACI DANCE

Uma das formas de arte tradicionais mais conhecidas da Ilha Flores em East Nusa Tenggara, é a dança Caci é uma dança tradicional realizada por dois homens lutando entre si usando um chicote e um escudo. Esta dança é realizada em vários eventos, como a celebração da temporada de colheita (hang woja), rituais de Ano Novo (penti) e outras cerimônias tradicionais. Os dançarinos geralmente usam trajes tradicionais de guerreiros de Manggarai, que incluem uma cobertura de cabeça (base) e roupas na parte inferior, enquanto a parte superior do corpo é deixada nua.

Caci Dance se origina da comunidade Manggarai de East Nusa Tenggara que tinha uma tradição onde os homens costumavam ter uma luta um-contra-um para testar seu valor e engenhosidade. Essa tradição então se desenvolveu em uma arte, onde havia movimentos de dança e música de acompanhamento para melhorar o espetáculo. O nome Caci Dance vem da palavra 'Ca', que significa um, e 'Ci', que significa teste. Portanto, Caci pode ser interpretado como um teste de destreza um-contra-um. Embora pareça conter elementos de violência, a mensagem central desta dança tradicional é toda sobre paz, e é por isso que ela intrinsicamente exibe o espírito de esportividade, respeito mútuo e resolução de problemas sem guardar rancor.

Fonte: "https://www.indonesia.travel/gb/en/trip-ideas/6-indonesian-traditional-dances-for-you-to-enjoy-from-home-now.html".

Caci Dance, simulação de uma situação de combate na Ilha das Flores, East Nusa Tenggara - Indonésia
Caci Dance, simulação de uma situação de combate na Ilha das Flores, East Nusa Tenggara - Indonésia

Caci Dance, simulação de uma situação de combate na Ilha das Flores, East Nusa Tenggara - Indonésia

O PASOLA

Pasola é uma competição de luta de lança montada do oeste de Sumba , Indonésia . É praticada atirando lanças de madeira no oponente enquanto cavalgam para celebrar a temporada de plantio de arroz . A palavra pasola significa lança na língua local e deriva do sânscrito sula. Segundo a lenda, pasola se originou com uma mulher da aldeia de Waiwuang. Quando seu marido - um líder local - saiu de casa por um longo período, ela acreditou que ele estava morto e fugiu com um novo amante de outra aldeia. Depois que seu marido voltou, a mulher ainda escolheu ficar com seu novo amante, e os dois se casaram. Para esquecer a tristeza de seu líder, o povo de Waiwuang realizou o festival de pasola.

Originalmente, os participantes montavam cavalos e atiravam lanças uns nos outros na tentativa de derramar sangue no chão, como uma forma de agradecer aos ancestrais por uma colheita bem-sucedida e garantir outra colheita próspera de arroz. O ritual mudou ao longo do tempo para uma batalha simulada. As pontas das lanças agora são cegas e suas pontas de metal removidas. Enquanto antigamente era considerado uma honra morrer durante a pasola, hoje em dia só ocorrem mortes acidentais ocasionalmente.

A partir da década de 2010, a pasola foi promovida como um "jogo" para espectadores visitantes. O evento tradicionalmente começa quando um certo tipo de verme marinho nada até a costa, significando o fim da estação chuvosa e o início do plantio. Hoje, os anciãos decidem a data com antecedência para o bem dos turistas. A pasola é sempre realizada por quatro semanas em fevereiro e março.

Fonte: "https://en.wikipedia.org/wiki/Pasola".

Festival de Pasola na ilha de Sumba - Indonésia
Festival de Pasola na ilha de Sumba - Indonésia

Festival de Pasola na ilha de Sumba - Indonésia

O SERIMPI DANCE

Serimpi é uma dança tradicional indonésia que remonta ao século XII. Ela se origina do Palácio Real de Yogyakarta e foi desenvolvida por Pakubuwono IV, o líder do Palácio Surakarta Hadiningrat. O nome Serimpi vem de um termo local “Srimpi Sangopati”, que significa o candidato substituto para um rei. A performance de dança Serimpi é acompanhada por música gamelan, a música tradicional javanesa.

Os passos da dança Serimpi consistem em movimentos suaves que carregam um toque místico. Esta dança clássica é realizada por quatro ou cinco mulheres no máximo. No entanto, também é possível ter duas, seis ou oito dançarinas. Um epítome do caráter elegante da corte real javanesa, a dança Serimpi é composta de movimentos suaves e lentos, posições de mãos altamente estilizadas e posturas graciosas que são acompanhadas por música gamelão e demonstram modéstia, refinamento e beleza.

Fonte: "https://www.indonesia.travel/gb/en/trip-ideas/6-indonesian-traditional-dances-for-you-to-enjoy-from-home-now.html".

Serimpi, danca javanesa em yogyakarta, ilha de Java, Jacarta - Indonésia
Serimpi, danca javanesa em yogyakarta, ilha de Java, Jacarta - Indonésia

Serimpi, danca javanesa em yogyakarta, ilha de Java, Jacarta - Indonésia

MERGULHO ESPORTIVO

Segundo o site "liveaboard.com", os mergulhos na Indonésia são talvez alguns dos melhores do mundo e certamente os mais abundantes em termos de número de espécies. A variedade de pontos de mergulho é algo a ser contemplado e inclui de tudo: mergulhos em paredão, os melhores muck dives do mundo, leitos de ervas marinhas, jardins de corais, formações vulcânicas imensas e até naufrágios. Os mergulhos na Indonésia são relativamente desconhecidos, com talvez mais pontos a serem descobertos e explorados do que pontos já conhecidos; mas com as informações que se tem, a qualidade excepcional dos mergulhos indonésios já é claramente aparente.

A vida marinha na Indonésia é um misto entre espécies asiáticas e australianas separadas pela Linha de Wallace. Ambos os grupos de espécies vivem muito próximos, mas sua separação é notadamente abrupta. A separação acontece no Estreito de Lombok, entre as ilhas de Bali e Lombok.

A Indonésia faz parte do Triângulo de Coral, uma região que reconhecidamente abriga a maior diversidade de espécies marinhas do mundo. Ao mergulhar na Indonésia, você terá a chance de ver mais de 3.000 espécies de peixe e mais de 600 espécies de coral. É uma estatística quase incompreensível, mas em Raja Ampat quase 300 espécies de peixe foram relatadas em um único mergulho!

Na maioria dos pontos de mergulho da Indonésia é possível ver cinco das sete espécies de tartarugas marinhas, incluindo as tartarugas-de-pente, de couro, oliva, amarela e verde. Os melhores pontos de mergulho são frequentemente visitados por algumas espécies pelágicas bem grandes, incluindo tubarões-baleia, tubarões-martelo, peixes-lua (também conhecidos como mola mola), raias-manta, galhas-brancas-oceânicos, pontas-negras-de-recife, raias-águia, barracudas e até golfinhos.

Extraído de: "Mergulhando na Indonésia - https://www.liveaboard.com/pt/diving/indonesia/scuba?srsltid=AfmBOopJZQRMWbNgOd-Eb8a14eJP0CLKQzfi5AgFq-58lVZUaasVV8Jj".

Mergulhador diante de uma bela tarataruga marinha em Bali -Indonésia
Mergulhador diante de uma bela tarataruga marinha em Bali -Indonésia
A bela vida marinha em Bali - Indonésia
A bela vida marinha em Bali - Indonésia

Mergulhador diante de uma bela tarataruga marinha em Bali -Indonésia

A bela vida marinha em Bali - Indonésia

O SURFE

Considerado o país com as melhores ondas do mundo. Há ondas para todos. Iniciantes, intermediários e para os surfistas loucos de ondas grandes. Água morna, temperatura do ar quente e boas ondas o ano todo!!! Bali e Mentawai são provavelmente os mais visitados pelos surfistas; mas lugares como Sumbawa e Banyak North Sumatra não demorarão muito para alcançá-los. O clima é tropical. Ondas famosas são Keramas, Uluwatu, Padang Padang, Dreamland, Canggu, Yoyos, Super Suck e outras...

A Indonésia é o maior país insular do mundo, com mais de 13.000 ilhas (cerca de 6.000 das quais são habitadas). Todos os anos, novas ondas são descobertas por surfistas aventureiros que vêm para aproveitar a natureza selvagem e as praias indonésias repletas de palmeiras.

Bali é a potência do turismo na Indonésia. Ela abriga ondas excelentes para todos os níveis, tem temperaturas em torno de 28°C o ano todo, e há acampamentos de surfe e acomodações incríveis para todos os orçamentos. O surfe na Indonésia começou a ser praticado em Bali na década de 1960, em parte graças ao filme de surfe "Morning of the Earth". De lá, ele se espalhou para outras ilhas e se tornou tão importante que algumas comunidades dependem inteiramente do turismo de surfe como meio de renda. Algumas competições famosas realizadas no país são o Indonesian Surfing Championships (ISC) e o Asian Surfing Championships (ASC). Entre os melhores pontos de surfe da Indonésia estão Uluwatu, em Bali; um recife de esquerda, G-land, em Java; uma esquerda oca, Desert Point, em Lombok, é um point break de esquerda mundialmente famoso; Lakey Peak, em Sumbawa; um recife de A-frame que tem uma direita oca; e o Kandui Left das Mentawais, um canhoto muito rápido.

Em relação ao clima, O surfe na Indonésia é afetado pela estação seca (junho a outubro) e pela estação chuvosa (novembro a março). A precipitação e a direção do vento são as maiores diferenças entre as duas, e as temperaturas médias variam de 28 a 30°C perto das costas. Os ventos alíseos são previsíveis e confiáveis, apesar das tempestades tropicais. As monções geralmente sopram do sudeste de junho a setembro, e do noroeste de dezembro a março.

Extraído de: "nomadsurfers - https://nomadsurfers.com/surfing-in-indonesia/".

Um surfista na praia de Kuta, em Bali - Por Jordy Meow (Wikipédia)
Um surfista na praia de Kuta, em Bali - Por Jordy Meow (Wikipédia)
Principais ilhas e regiões para surfar na Indonésia | Lush Palm - https://lushpalm.com/surfing-indonesia/#overview
Principais ilhas e regiões para surfar na Indonésia | Lush Palm - https://lushpalm.com/surfing-indonesia/#overview

Por Jordy Meow - Obra do próprio, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12834878

Principais ilhas e regiões para surfar na Indonésia | Imagem de: Lush Palm - https://lushpalm.com/surfing-indonesia/#overview